Braga’27: Tempo de Contemplação

A candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027 foi apresentada na passada sexta-feira com muitas e boas intenções para a cultura bracarense. Mais do que uma proposta para Capital Europeia da Cultura, trata-se de um programa estratégico cultural para a década que descreve a política cultural em vigor na cidade e os planos para fortalecer a capacidade dos setores culturais e criativos.

A proposta, disponível em braga27.pt, deve ser lida por todos os cidadãos. A candidatura propõe um tempo de contemplação que inexoravelmente conduzirá à ação necessária para transformarmos a nossa cidade e escrevermos uma nova História que valoriza cada pessoa nas suas diferenças “rumo a um futuro mais sustentável, mais verde e mais empático”.

É uma candidatura do nosso tempo que prepara a nossa comunidade para os desafios emergentes do século XXI. Mais do que promover cultura na cidade de Braga, a candidatura pretende maximizar as oportunidades que a Cultura pode abrir para a transformação da cidade, da comunidade e de cada pessoa. Essa intenção transformadora percebe-se no diagnóstico dos problemas da cidade em que se sintetizam muitas das preocupações que têm sido expressas pelos cidadãos no debate público, nomedamente: (i) a falta de infraestruturas de apoio ao seu bem-estar (mobilidade, espaços verdes, espaços públicos); (ii) a perda de dinâmicas comunitárias e de energia cívica; (iii) e a falta de uma visão e vontade coletivas.

Porque já não chega dizermos de Braga que é uma cidade de portas abertas. Precisamos de construir uma comunidade que não se fecha nas portas de cada casa, que não se barrica dentro das portas de cada carro e que não se esconde atrás das portas da língua, da crença religiosa ou da opção política. Porque, como se lê na candidatura, “a cultura é o que impede que todas as portas se fechem, sejam físicas, emocionais ou espirituais.”

A candidatura, que reúne o consenso das forças políticas e que assenta na estratégia Braga 2030 aprovada na Assembleia Municipal em outubro de 2020, traça um programa que vai para além da cultura. Um programa que pode e deve começar a ser implementado independentemente do resultado desta candidatura.

Um dos pontos fortes da candidatura é a visão de uma Cultura que promove ativamente a Saúde e, em particular, a Saúde Mental. Sabemos hoje que a saúde mental é muito mais do que a mera ausência de uma doença psiquiátrica. E sabemos também que a promoção da saúde mental se concretiza na forma como se tecem as relações interepessoais, como cada pessoa é respeitada na sua singularidade, como se constroem as narrativas públicas, como se desenham as cidades, como se expandem os espaços verdes, como se promovem as formas de mobilidade sustentável, como se fomentam os laços entre os membros das comunidades locais, como as pessoas se apropriam dos espaços públicos agora ocupados pelo betão e asfalto, como se melhoram as condições habitacionais ou como se promove o acesso à participação cidadã na construção e produção de experiências culturais em alternativa ao simples consumo de espetáculos culturais.

Para além de coerente com as exigências e desafios do tempo que vivemos, esta proposta está também alinhada com a aposta que o Governo de Portugal tem efetuado na educação pública, no reforço da promoção da saúde mental nas comunidades e no investimento na melhoria da rede de cuidados para as pessoas com doença psiquiátrica.

Mais do que um projeto para a Cultura, esta candidatura de Braga’27 surge-nos como um desafio para a transformação da cidade e das suas comunidades. Mais do que uma proposta para 2027, o tempo de contemplação e de ação que somos a convidados a viver é já agora. É hoje. É amanhã. E não pode continuar à espera de 2027.

Depois de conhecido este projeto e apresentado o seu programa, estou certo de que estamos hoje mais perto de concretizar o desígnio de ter Braga como uma Capital Europeia de Cultura.

Publicado no Correio do Minho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: