Estado de excepção

O título de campeão nacional de futebol masculino regressou a Lisboa com uma vitória incontestável do Sporting daquela cidade. Os festejos violaram o Estado de Calamidade, contrariaram as recomendações das autoridades sanitárias e evidenciaram uma atitude discriminatória por parte do Governo em relação a outros atores desportivos e a outros setores de atividade, como por exemplo as associações académicas ou os festivais de música.

Preocupa-nos que, por graves erros e omissões de planeamento, a autoridade moral do Governo e das autoridades sanitárias tenha ficado gravemente ferida de legitimidade.

Estes acontecimentos expõem a urgência de um planeamento atempado, equitativo e justo da Final da Taça de Portugal que se disputa a 23 de Maio. Ninguém contestaria a proibição de assistência nas bancadas se fosse baseada em critérios de saúde pública aplicados de forma universal aos festejos desportivos, independentemente da cidade e dos clubes envolvidos. Contudo, a recente transmissão de um jogo de futebol em écrans gigantes e o desfile acompanhado por autoridades de uma equipa de futebol pelas ruas da cidade de Lisboa põem em causa a seriedade e a justiça da proibição.

Com a possibilidade de testagem massiva e a obrigatoriedade de máscara, deixaram de existir argumentos políticos e condições morais para impedir a presença de adeptos nas bancadas do Estádio Cidade de Coimbra. Ninguém compreende que o Estado possa ter regras de excepção para adeptos de um clube ou cidade específicos. Ainda por cima, isto sucede quando se perspetiva uma Final da Liga dos Campeões no Porto com público nas bancadas.

Cabe à Federação Portuguesa de Futebol e ao Governo garantirem que um número equitativo de associados dos dois clubes pode estar nas bancadas da Final, devolvendo com segurança os adeptos ao palco do futebol.

A subir

Parabéns ao SCP e aos seus adeptos, em particular aqueles que o vivem e apoiam em Lisboa.

A descer

A arbitragem da Final da Taça da Revelação não dignifica o futebol. Mais um mau exemplo para os jovens atletas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: