O sonho contra a Superliga

O futebol é o desporto mais popular do mundo. E isso não acontece por acaso. Trata-se de um jogo de equipa altamente competitivo em que tudo o que é necessário para jogar são pernas e bola. É claro que a qualidade das sapatilhas também conta e o atrito do terreno pode fazer a diferença mas a verdade é que no futebol todos podem sonhar.

Apesar das diferenças abissais entre clubes e do declínio da competitividade acelerado pelas avalanches de capital trazidas por magnatas fetichistas mais interessados no negócio do que na paixão dos adeptos e nos valores do desporto, a verdade é que o futebol europeu mantém acesa a chama do sonho.

Por muito que desagrade os donos de clubes milionários, a magia do futebol assenta, precisamente, na possibilidade de vermos o Braga eliminar o Liverpool da Liga Europa ou vencer o Arsenal com dois golos de Matheus. É o sonho assente numa conjugação em doses indefinidas de mérito e sorte que alimenta o futebol europeu e que o torna na competição mais apaixonante do planeta.

A ideia de construir uma Superliga fechada, viciada e direcionada exclusivamente para o lucro dá um salto na transformação do futebol europeu num espetáculo-negócio sem qualquer interesse. O movimento não começou agora e a UEFA (e as Ligas nacionais) não estão isentas de culpas.

Mas este é um excelente momento para as instituições europeias, os governos e as instituições desportivas fazerem o futebol regressar à sua essência: com mais adeptos e menos SADs; com mais formação e menos empresários-donos de clubes; e com mais fair-play e menos máfias económicas.

O futebol sem sonho não tem futuro. É bom que todos entendam isso.

A subir

Pedro Proença manifestou-se contra a Superliga. Excelente. Seria bom que em Portugal fizesse mais para reduzir os privilégios que beneficiam sistematicamente os três clubes mais poderosos.

A descer

No momento em que é preciso distribuir recursos para aumentar a competitividade do futebol, doze clubes propõem sequestrar o futebol europeu num negócio viciado de amigos. É urgente travar esta deriva.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: