Os Planos para a Rua 25 de Abril

Se há zona da cidade recente que temos a sorte de ter chegado até nós praticamente como foi planeada é a da 25 de Abril e ruas adjacentes. Ao mesmo tempo – certamente não por acaso – é um excelente exemplo de cidade airosa, agradável, com escala humana e que infelizmente pouco vimos replicada na gigantesca expansão urbana de Braga das últimas décadas.

Daí que, intervir na Rua 25 de Abril implique rodear-se de todas as cautelas [e felizmente em 2017 não faltam à Câmara Municipal instrumentos para as impor]

Esta área corresponde à execução do Plano de Urbanização da zona sul de Braga de Miguel Resende de 1958, plano este que veio substituir o da década anterior de Étienne de Gröer com um modelo tardio de cidade-jardim [ironicamente conheci estes 2 planos em 2002 pelo Miguel Bandeira na última aula do 1º Curso de História da Cidade de Braga que organizamos no ProjetoBragaTempo]

Sessenta anos depois, o plano de 1958 pode já não servir para desenhar mas devia ter sido a fonte inspiradora para a Câmara Municipal autorizar intervenções no último grande lote não edificado correspondente à Oficina S. José (e onde agora querem encaixar um hipermercado).

Aqui justificava-se, por exemplo, todo o empenho num concurso de ideias e de arquitetura que visasse encontrar uma solução em linguagem contemporânea e em harmonia com o existente. O mote até podia ser “reinterpretar o plano de 58”!

Mas o coletivo é visto como o mero somatório de intenções privadas, sem necessidade de ponderação superior. Por opção, a Câmara demite-se de pensar, mostrando-nos que ela própria não faz falta.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s