A surpreendente eleição de Donald Trump

Na ressaca da surpreendente jornada eleitoral em que Donald Trump, um candidato marialva da direita mais misógina e xenófoba, conquistou o poder quase absoluto nos Estados Unidos da América (USA, em inglês), há algumas reflexões que se impõem:

  1. Depois do Brexit ninguém deveria ter o direito de se dizer surpreendido. Ainda assim, confesso-me surpreendido. Mais do que uma manifestação conjuntural de descontentamento, o Brexit representou o primeiro grande abalo estrutural na ordem política do pós-Guerra.
  2. Tal como sucedera no Brexit, os resultados americanos espelham uma sociedade profundamente dividida entre o meio urbano e o meio rural (com acentuação das tendências dominantes de voto).
  3. Nos USA, tal como no Reino Unido (UK, em inglês), foram os trabalhadores da velha indústria (normalmente sindicalizados e tradicionalmente eleitores de esquerda) que, esmagados pelo neoliberalismo e pela globalização, protagonizaram a maior surpresa ao mudarem o seu sentido habitual de voto.
  4. As esquerdas europeias e americana precisam de se repensar para voltar a dar resposta aos anseios das populações que servem. Pior do que a estagnação económica e da falta de perspectivas de futuro das classes média e baixa em todo o mundo ocidental, o agravamento das desigualdades económicas e sociais conduziu a um perigoso desencantamento e descontentamento das maiorias com a democracia liberal.
  5. A teia montada pelas políticas económicas neoliberais (que na Europa chegaram a ter a benção inusitada de grandes líderes da esquerda democrática como Tony Blair e Gerhard Schröder) está a pôr em risco a democracia liberal (que respeita e acolhe todos apesar das suas diferenças) e a substiuí-la pelos nacionalismos populistas (outra vez).
  6. Os dados estão em cima da mesa. Actuar em função deles é uma responsabilidade da esquerda democrática e de todos os cidadãos que querem construir um mundo com maior igualdade, fraternidade e liberdade outra vez.

 

cwyoyiwusaenmox

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s