Da mobilidade em Braga

A implementação de medidas que melhorem a mobilidade sustentável em Braga continua por acontecer. Depois do tema ter sido considerado central por Ricardo Rio nas autárquicas de 2009 e 2013, os avanços foram muito tímidos e continua tudo praticamente na mesma situação de há 20 anos atrás.

Braga é uma cidade construída para os carros, com vias rápidas que atravessam a cidade e criam autênticos espaços de descontinuidade, difíceis de atravessar pelos peões sem terem a sensação de que têm uma arma apontada às suas vidas. As passagens aéreas e os semáforos com tempos de espera superiores a 60 e 90 segundos são um preço demasiado elevado que os peões têm que pagar para os automóveis fluírem com rapidez excessiva. Os automóveis mandam na cidade e empurram os cidadãos para as bermas e para a periferia.

Aparte algumas melhorias no funcionamento e organização dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), nada de substancial mudou nos últimos anos. Mesmo o anunciado (e saudado) sistema Bus Rapid Transit (BRT) previsto para 2020 (será?) está longe de corresponder às necessidades de mobilidade dos bracarenses ao deixar de fora do seu eixo várias zonas de fluxo relevante como o Hospital de Braga ou o vale de Lamaçães.

Mas a política de mobilidade não se pode esgotar neste projeto de BRT a haver. Enquanto esse eixo de transporte público não avança, quais são as ideias mobilizadoras da autarquia neste domínio? Qual é o conceito que têm da mobilidade na cidade? Como perspectivam que os automóveis devem conviver com as pessoas nas zonas centrais? Quais as soluções que têm para o Nó de Infias, para a Rotunda das Piscinas ou para a Rua D. Pedro V? Qual o espaço que querem para as bicicletas na nossa cidade e quais as medidas concretas para o implementar?

São demasiadas perguntas que continuam sem resposta para que possamos ter alguma esperança num futuro assim gerido. É esta a Braga do século XXI?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s