Portugal não os merece

A participação portuguesa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro está acima das minhas expectativas. Num país onde 90% da população só quer saber do futebol de três clubes de Lisboa e do Porto, o que os nossos atletas têm feito é digno dos mais rasgados elogios e merece o nosso maior orgulho.

É comovente constatar que os jornais desportivos, os media generalistas e alguns comentadores alapados nas secretárias de Lisboa e do Porto se tenham subitamente interessado pelos atletas das diferentes modalidades representadas nos jogos olímpicos. É mesmo muito irónico (para ser comedido) que depois de quatro anos de total e sistemática indiferença, uns e outros ainda se augurem no direito de exigir medalhas àqueles que ali chegaram por mérito próprio, com apoios muito reduzidos e com uma notoriedade muito reduzida.

Por muito que temporariamente se indignem, é bom que os portugueses saibam que esta situação não passa do espelho fiel do país que gostam de alimentar: passam o tempo a olhar embevecidos para o futebol de três clubes de Lisboa e Porto e a desprezar ostensivamente (quando não mesmo criticar acintosamente) tudo o resto. E depois ainda se queixam do país que temos.

É preciso ter lata.

Anúncios

One comment

  1. Estou no estrangeiro e por isso, não sei sequer se conseguimos mais alguma medalha para além da de Telma Monteiro. Mas assino o que diz por baixo. O trabalho dos nossos atletas é extraordinário dada a escassez de meios, e o País devia era estar orgulhoso deles…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s