No Rescaldo

13102779_1144588608925938_6466164527032829645_n

Em primeiro, parabéns ao Benfica por ter vencido.

Ainda que a luta entre SLB e SCP possa ter disfarçado, a verdade é que a Liga está muito menos competitiva do que há 5 ou 6 anos. O fosso entre os 3 chamados grandes e os outros 15 clubes atingiu níveis verdadeiramente preocupantes para o futuro da modalidade em Portugal.

O fosso não é só financeiro. A dualidade de critérios das arbitragens e dos órgãos disciplinares é gritante. O favorecimento dos 3 chamados grandes em termos de calendário e horário dos jogos é sistemático. A comunicação social distorce a realidade da Liga em favor dos mesmos. E, por fim, a atitude dos adeptos desses clubes a que chamam grandes é o corolário de tudo: esperam dos outros 15 uma atitude de meros figurantes quando defrontam as suas equipas; protestam se os outros jogam bem contra eles; zangam-se se os adeptos dos outros clubes não lhes cedem os seus lugares no Estádio; e amuam quando entram no jogo de picardias e provocações que passam a vida a alimentar.

No futebol vemos o país de que todos se queixam mas que todos gostam de alimentar. Vemos o país que se embevece com o futebol inglês, alemão, francês e, mesmo, espanhol mas não aprende nada com eles. É que ali, ao contrário daqui (onde Braga e Guimarães são as únicas excepções), as pessoas apoiam os clubes locais. Pode ser que um dia isto mude. Ou então que acabe de vez a magia do futebol.

Anúncios

One comment

  1. “tás” a precisar de ir ao oftalmologista. Lixiviar a vergonha do 35, com o discurso dos beneficios aos 3 grandes, diz-me logo a tua côr.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s