Em defesa da Medicina Geral e Familiar

card_saude_familia_medicos

A proposta conhecida por estes dias de equiparar médicos indiferenciados com seis anos de prática médica a especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF) é profundamente gravosa para os utentes do Serviço Nacional de Saúde, desrespeitosa para os internos e especialistas em MGF e relevadora de uma inacreditável ignorância acerca das especificidades daquela disciplina médica. Esta proposta corporiza o pior dos nossos dias porque desacredita o estudo e a valorização curricular, desrespeita o mérito daqueles que se especializaram e institui as equivalências como forma de ascensão académica, curricular e social.

Um médico recém graduado não tem (porque não pode nem deve ter) o conhecimento que o internato da especialidade lhe garante. Convinha que alguém explicasse ao nosso governo que a Medicina Geral e Familiar não é uma especialidade de médicos que sabem um pouco de tudo nem é uma disciplina de clínicos gerais tornados especialistas por decreto. E convinha também que os Médicos de Família e as suas associações se esforçassem um pouco mais por mostrar ao governo e ao país que esta política está condenada ao fracasso.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Em defesa da Medicina Geral e Familiar

  1. Dizem os mais velhos (que eu sou das novas levas)..Que há uns anos largos quiseram fazer coisa semelhante. As pressões de então (mgf de pulso firme na defesa do bem público) terão convencido os governantes da necessidade de que esses “candidatos” poderiam dar o salto, mas teriam que fazer exame submetendo-se “à grelha de avaliação”, contra a vontade dos “donos disto tudo”. Reza a lenda que das dezenas que se submeteram ao processo..poucas tiveram reconhecida a equivalência. Agora regressam as “passagens administrativas!” Pena dessa saúde familiar..mais uns pontos para trazer os hospitalares para os CSP.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s