A saúde em perigo de vida

Captura de ecrã 2015-06-16, às 11.11.10

O Relatório de Primavera de 2015 da autoria do Observatório Português dos Sistemas de Saúde traça um cenário desolador para a saúde em Portugal. Apesar de continuar a existir acesso aos serviços públicos de saúde, as alterações que têm vindo a ser efectuadas pelo governo central colocam em causa a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde e geram graves problemas de equidade no acesso aos cuidados de saúde.

Não está em causa a necessidade de algumas medidas de contenção da despesa em saúde, mas sim a forma como as medidas foram decididas e implementadas, favorecendo a transferência de recursos do SNS para sistemas privadas e entregando mesmo alguns hospitais do SNS às Misericórdias num processo de autêntico retrocesso civilizacional assinalável.

Captura de ecrã 2015-06-16, às 11.17.10

Em relação à saúde mental, os problemas adensaram-se de forma crítica. O relatório aponta a falta de dinheiro para transportes, a diminuição da comparticipação pelo Governo de medicamentos antipsicóticos, o aumento da ida às urgências por descontinuidade na toma da medicação e o encerramento de hospitais psiquiátricos sem estar garantida uma rede de cuidados continuados em saúde mental.

Recordamos que a saúde mental é uma área sistematicamente discriminada pelo poder político e pelos próprios agentes da saúde, refletindo o estigma que ainda persiste em relação às doenças psiquiátricas e o fraco poder reivindicativo e mediático destes doentes e das suas famílias.

Tão preocupantes como a análise das políticas dos últimos anos são as perspectivas para o futuro: a menos que se invertam as opções governamentais na área da saúde, os problemas e as iniquidades vão agravar-se significativamente nos próximos tempos, colocando em perigo a sobrevivência do SNS. Talvez devamos discutir isto nas próximas campanhas eleitorais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s