Um longo caminho

TWELVE YEARS A SLAVE

O filme 12 Years a Slave (que só consegui ver ontem) é mais uma obra notável de Steve McQueen que acabou justamente galardoado com o Óscar de Melhor Filme em 2014. O argumento foi adaptado do livro auto-biográfico de Solomon Northup, um negro americano que foi raptado e escravizado durante mais de uma década. Da história, que é uma síntese dos tempos mais sombrios da História da América, ressalta o contraste entre o Norte liberal e o Sul esclavagista, a irracionalidade do preconceito racial, a desumanidade da exploração económica da vida humana, a crueldade da luta pela sobrevivência em condições extraordinariamente adversas e a convivência tranquila, quando não mesmo complacente, do cristianismo com a escravatura.

Passaram dois séculos e, apesar do longo caminho que percorremos, outro tanto está para percorrer. Em primeiro, porque os decretos que aboliram a escravatura demoraram décadas a ser implementados; em segundo, porque os escravos negros foram abandonados à sua sorte sem qualquer proteção jurídica, sem quaisquer bens e sem o mais precioso valor de todos que é a educação; em terceiro, porque a abolição legal da escravatura não aboliu o preconceito ignorante que faz com hoje ainda haja entre nós quem pense que a cor da pele determina o que quer que seja.

É por isso que não deixa de ser surpreendente que, apesar do sangue que ainda nos escorre nas mãos,  se tolerem disparates como “os pretos são mais racistas que os brancos” ou “os pretos são uns revoltados” ou qualquer outra generalização que envolva considerações deste tipo. Na verdade, a única coisa que nos deve continuar a inquietar é a sub-representação política e social dos negros em países onde os negros são maioria (ou quase maioria).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s