Do Estigma

2073016443_1bf61d7148_o

O Presidente da Associação Abraço marcou o dia com uma série de declarações infelizes que ajudam perpetuar, senão mesmo aumentar, a estigmatização dos doentes com VIH.

Em primeiro, insinuou que os Médicos de Família não têm competência para transmitir o resultados de um teste de VIH. Ao fazê-lo, Gonçalo Lobo demonstrou profundo desconhecimento acerca da especialidade de Medicina Geral e Familiar. Um Médico de Família bem formado é o profissional mais habilitado e competente para comunicar aos seus doentes a notícia da infecção.

Em segundo, as medidas anunciadas pelo governo representam um passo importante no combate à transmissão do vírus. “Banalizar o teste” significa diagnosticar mais cedo, tratar mais precocemente, melhorar a qualidade de vida, aumentar a sobrevida e reduzir drasticamente a taxa de transmissão do vírus.

A melhor forma de estigmatizar os doentes com VIH é passar a mensagem de que esta doença é muito diferente das outras. Ironicamente, foi isso que o Presidente da Abraço hoje fez.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s