Filhos de casais homossexuais tão saudáveis como os outros

2802026083_65fd843672_o

Um estudo publicado na prestigiado revista BMC Public Health conclui que as crianças que crescem no seio de uma família homossexual são, pelo menos, tão saudáveis e felizes como as crianças que vivem com pais/mães de sexo diferente. As crianças com pais/mães do mesmo sexo não revelaram diferenças comparativamente com as outras crianças na maioria dos indicadores analisados que incluíam dados relativos ao comportamento emocional e à aptidão física.  As conclusões deste estudo realizado na Austrália demonstraram ainda que a principal ameaça às crianças que vivem com pais/mães do mesmo sexo é o estigma relacionado com a orientação sexual dos seus pais/mães. Estes resultados estão em linha com a literatura que tem sido extensivamente publicada sobre esta matéria e reforçam a necessidade da implementação de medidas concretas para a redução da discriminação destas crianças (a este propósito, sugiro a leitura do relatório que a Associação Americana de Pediatria publicou em 2013).

Recorde-se que a eliminação das barreiras discriminatórias no acesso à co-adopção em Portugal foi recentemente travada por acção do deputado Hugo Soares, o que se traduz necessariamente na manutenção de níveis indesejáveis de estigma que têm consequências concretas na vida e no bem-estar de inúmeras crianças.

A ler: Parent-reported measures of child health and wellbeing in same-sex parent families: a cross-sectional survey, BMC Public Health; Promoting the Well-Being of Children Whose Parents Are Gay or Lesbian, Pediatrics.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s