Celebrar Abril: Salgado Zenha

SALGADO ZENHA

Salgado Zenha (Braga, 1923 – Lisboa, 1993) foi o bracarense que mais se notabilizou no combate ao regime fascista, tendo tido um papel preponderante no período revolucionário que culminou com a consolidação da democracia que hoje conhecemos. Membro do Partido Comunista desde 1940, Salgado Zenha foi o primeiro aluno eleito presidente da Associação Académica de Coimbra em 1944, tendo sido demitido no ano seguinte por se recusar acompanhar o Reitor na visita de Salazar aquela Universidade. Foi várias preso pela PIDE e acabou por abandonar o Partido Comunista e aderir ao Movimento Socialista, tendo apoiado a candidatura do General Humberto Delgado à Presidência da República em 1959. Em 1964 participou na fundação da Acção Socialista Portuguesa e em 1973 foi membro fundador do Partido Socialista. Após a revolução de 25 de Abril de 1974, Salgado Zenha integra os primeiros governos provisórios como Ministro da Justiça e, depois, como Ministro das Finanças, sendo responsável pelo reconhecimento legal do divórcio em Portugal. Saiu do PS em ruptura com Mário Soares, tendo sido candidato à Presidência da República com o apoio do PRD e do PCP em 1986, eleições em que falhou a segunda volta e que viriam a ser ganhas por Mário Soares. Após a derrota, deixou a política activa e manteve-se como independente até à sua morte.

A sua vida, marcada pela entrega desinteressada à causa da liberdade, faz deste insigne bracarense um exemplo que a Câmara Municipal de Braga decidiu homenagear no 40º aniversário do 25 de Abril. É uma iniciativa justa que não podemos deixar de saudar e à qual não podemos deixar de nos juntar.

Anúncios

One comment

  1. Saúda-se antes de tudo a Memória desse homem impoluto, que foi provavelmente o mais alto exemplo da dedicação à causa pública no Portugal contemporâneo, primeiro contra a ditadura e depois em Democracia. Mas também se saúda esta bela ideia do Executivo liderado por Ricardo Rio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s