Da americanização da saúde na Europa

4187169507_d9af6c6828_o

The medical records of every NHS hospital patient in the country have been sold for insurance purposes, The Telegraph can reveal. The disclosure comes days after controversial plans to extract patient data from GP files were put on hold, amid concerns over the scheme.

O Reino Unido foi surpreendido com uma notícia do Telegraph que garante que o governo conservador entregou às seguradoras dados clínicos confidenciais de 47 milhões de doentes. Ao aceder a estes dados clínicos confidenciais que os britânicos julgavam sujeitos a sigilo médico, as seguradoras passam a poder ajustar o prémio dos seguros de saúde, onerando aqueles que tiverem mais antecedentes patológicos.

Esta notícia deve constituir-se como um sério alerta para os perigos da americanização da saúde na Europa e deve merecer todas as preocupações por parte dos europeus na medida em que põe em causa dois princípios basilares de um sistema público de saúde: em primeiro, a inviolabilidade do sigilo médico, um princípio fundamental para a manutenção de uma relação médico-doente franca e aberta; em segundo, a não-discriminação dos doentes em função das suas doenças ou da respectiva etiologia, um princípio fundamental para a solidariedade entre os contribuintes do mesmo. Acresce que esta venda se processou sem que os doentes fossem chamados a autorizar a cedência das suas informações pessoais a terceiros, o que põe em causa princípios éticos fundamentais no exercício da Medicina.

Desde o reinado de Margaret Thatcher que o Reino Unido tem prosseguido uma política de americanização do Estado e da sociedade, primeiro com o progressivo desmantelamento do Estado Social e, mais recentemente, com a implementação das chamadas “políticas de flexibilização do mercado de trabalho“. Também na saúde, o Reino Unido está a seguir as pisadas dos Estados Unidos da América, um país onde, como se sabe, o modelo de prestação de cuidados de saúde não é bom exemplo para rigorosamente ninguém.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s