Tempo de mudar

TTC_1in4_FacebookCover_300DPI

A luta contra o estigma das doenças mentais dá mais um passo de gigante no próximo dia 6 de Fevereiro. Time to talk é o mote da campanha que promete inundar as redes sociais e os meios de comunicação social convencionais de vídeos, textos e imagens relacionadas com o tema. Jonny Benjamin, realizador inglês de cinema, será um dos rostos mais mediáticos desta campanha depois de ter protagonizado uma história real que comoveu o Reino Unido. Jonny sofre de Perturbação Esquizoafectiva e, numa das fases em que se encontrava profundamente deprimido, dirigiu-se até à ponte de Waterloo para pôr termo à vida. Ali encontrou Neil Laybourn que o ajudou a acalmar-se até chegar a polícia que o conduziu ao hospital. Seis anos depois, os dois reencontraram-se num bar de Londres e a história recolocou as questões relacionadas com a saúde mental na ordem do dia no Reino Unido. [Hoje também é notícia Ian Thorpe, acometido por uma depressão].

Apesar de afectarem cerca de 25% da população, as doenças mentais continuam a sofrer com o estigma da sociedade e a discriminação dentro dos próprios sistemas de saúde, o que conduz a um maior sofrimento dos portadores destas doenças e se reflecte em graves assimetrias na distribuição dos recursos e na capacidade dos serviços de saúde mental (comparativamente com outras patologias e especialidades). É tempo de mudar.

Para mais informação sobre saúde mental, por favor consulte o site Encontrar+se ou contacte o seu Médico de Família e/ou Psiquiatra.

Anúncios

Um pensamento sobre “Tempo de mudar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s