Psiquiatria, estigma e medicina

A conceituada revista PLOS One publicou esta semana um estudo em que se avaliam as percepções dos estudantes de medicina chineses sobre a possibilidade de desenvolverem uma carreira no âmbito da especialidade em Psiquiatria. Descontadas as enormes diferenças culturais, os resultados não são muito diferentes da realidade que encontramos em Portugal e na Europa (o que aliás pode ser comprovado através de outros estudos já publicados no Reino Unido e em Portugal).

As visões e atitudes por parte dos estudantes de Medicina em relação à psiquiatria parecem estar relacionadas com o estigma do doença mental e com a forma como, dentro da própria Medicina, a psiquiatria ainda é percepcionada como um “corpo estranho” ou “uma coisa à parte”. No mesmo sentido, um estudo realizado no distrito de Braga pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho identificou níveis importantes de estigma em relação às doenças mentais entre estudantes de Medicina e médicos de diferentes especialidades, apontando caminhos para a mudança de atitudes em relação à Psiquiatria.

Há uns dias participei num evento da Encontrar+se em parceria com a ANEM destinado a debater temas de Saúde Mental com estudantes de Medicina e jovens médicos. Além de se registar uma afluência muito interessante, pude verificar um grande interesse da parte dos presentes nos assuntos relacionados com a Psiquiatria e a investigação em Neurociências (ainda mais num tempo que a investigação se assume como alternativa de emprego). Além do aumento dos momentos de contacto dos estudantes (e futuros médicos) com a Psiquiatria nos currículos de Medicina, o desenvolvimento de investigação em Psiquiatria e Neurociências está a assumir-se como um instrumento fundamental no reposicionamento da Psiquiatria no âmbito da Medicina mas sobretudo como uma ajuda fundamental no que respeita à mudança de percepções e atitudes por parte dos profissionais de saúde e da sociedade em geral.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s