O stresse também se herda?

Ao longo dos últimos anos, a Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho tem publicado uma série de estudos que avalia o impacto do stresse materno durante a gestação, utilizando um modelo em que os animais são injectados com dexametasona, uma substância que mimetiza as hormonas produzidas pelos organismos em situações de stresse. Estes estudos demonstraram que o stresse durante a gravidez pode ter um impacto importante na saúde mental da prole, verificando-se alterações dos padrões de comportamento sexual e maior risco de desenvolvimento de doenças mentais como perturbações aditivas, ansiedade e depressão.

Um estudo publicado esta semana na revista científica Pediatrics vem demonstrar que os níveis de cortisol (a chamada hormona do stresse) da mãe durante a gravidez se correlacionam positivamente com os níveis de cortisol dos filhos nos primeiro e terceiro anos de vida. Os níveis de cortisol elevados, que se sabem serem prejudiciais, estão  relacionados com o peso à nascença e também com comprimento desadequado para a idade gestacional. Além disso, foram identificados factores psicossociais que se relacionam com níveis elevados dessa hormona (por exemplo, as pessoas que moram em apartamentos têm níveis mais elevados de cortisol do que aquelas que vivem em vivendas).

Estes dados reforçam a importância da promoção da saúde mental durante a gravidez e recolocam a avaliação dos níveis de cortisol como um dado adicional na avaliação do risco e na monitorização clínica das doenças mentais. A este propósito, já este ano foi publicado um estudo realizado em Portugal com doentes com Perturbação Obsessivo-Compulsiva em que se demonstrou que os níveis elevados de cortisol e stresse percebido se correlacionavam com a gravidade da doença, nomeadamente com o seu componente obsessivo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s