Semana da Doença Obsessivo-Compulsiva

ocduk-cover

Começa amanhã, dia 14 de Outubro, a OCD Awareness Week, uma semana dedicada a aumentar a visibilidade da Doença Obsessivo-Compulsiva em todo o mundo. Esta semana será assinalada com actividades importantes em vários países, não estando contudo prevista qualquer actividade para o nosso país.

A Doença Obsessivo Compulsiva (OCD, do inglês Obsessive Compulsive Disorder) é uma doença caracterizada por obsessões, pensamentos ou imagens intrusivas e repetitivas que aumentam a ansiedade, e compulsões, acções ou pensamentos repetitivos que têm como finalidade reduzir a ansiedade provocada pelas obsessões. Esta doença afecta 1,2% da população, afectando crianças e adultos independentemente do género e do meio sócio-cultural. A Organização Mundial de Saúde classificou a OCD como uma das 10 doenças mais incapacitantes em termos de perda de rendimentos e diminuição da qualidade de vida.

Em Portugal ainda não existem centros especializados exclusivamente destinados ao tratamento desta doença. Contudo, alguns centros de investigação clínica, incluindo o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho, têm desenvolvido investigação acerca desta doença, estando empenhados na pesquisa de novas formas de tratamento.

Mais informações acerca da OCD Awareness Week podem obter-se nos sites das associações inglesa e americana.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s